Cultura Gastronomia

Maior guia do setor cervejeiro ganha versão em português

Gustavo Siqueira, 26 de Maio de 2020.

A cerveja sempre foi a bebida fermentada mais apreciada mundialmente e, no Brasil, o consumo dos rótulos ganhou novas experiências que vão além do paladar. O guia Oxford da cerveja, uma das maiores referências bibliográficas do tema, acaba de ganhar sua versão em português, a primeira fora da língua inglesa.

Com autoria do mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, o guia contempla detalhes sobre a produção e história da bebida, assim como a harmonização da cerveja em diferentes alimentos. Para sua versão em português, o livro conta com a edição de Iron Mendes, fundador e CEO da Maniacs Brewing Co e da Brooklyn Brazil.

“Esse é o resultado de um grande esforço. Estamos trabalhando no projeto há alguns anos, buscando a tradução e edição completa do livro. Sabemos como o mercado cervejeiro tem crescido no Brasil, e acredito que a publicação do guia em português vem contribuir ainda mais com isso, capacitando profissionais do ramo”, afirma Mendes.

Fruto de um vasto conhecimento do universo cervejeiro, o livro reúne mais de 160 especialistas em cerveja, oriundos de mais de vinte países. Como resultado, conta com mais de mil verbetes – muitos deles sobre temas que ainda não haviam sido abordados em outras obras do gênero. Escrito de forma clara e acessível, o livro busca cobrir os principais temas de interesse para cervejeiros, profissionais do ramo de alimentos e bebidas ou entusiastas.

“Certamente, esta é uma publicação que não deve faltar na biblioteca dos apaixonados por cerveja. Além de trazer inúmeros elementos históricos sobre o tema, é também um excelente material de consulta, já que reúne o conhecimento de quem mais entende de cerveja”, explica Mendes.

O livro aborda com detalhes o processo de produção da cerveja, a história da bebida, dentre diversos outros assuntos, como as variedades de lúpulo e cevada, o perfil das regiões e dos países produtores de cerveja, além de se aprofundar nos estilos, na harmonização gastronômica e nos tipos de copo e condicionamentos em barril de madeira.

De acordo com o chef norte-americano Tom Colicchio, que assina a apresentação do livro, o guia oferece um relato completo não apenas da história da cerveja, mas também de sua ciência e arte. “Neste volume, Oliver e numerosos especialistas reuniram o que se sabe sobre a bebida em todo o mundo, criando quase um simpósio sobre a cerveja, em um escopo nunca antes visto. E nós, como leitores, podemos nos sentar na primeira fileira”.

A publicação brasileira de “O guia Oxford da cerveja”, na versão em português, é feita pela editora Blucher.

Gustavo
Siqueira

Com 25 anos de experiência na comunicação catarinense, comanda a Green Networking, empresa especializada em organização de eventos e mailing premium. É autor de 12 livros e imortal das Academias de Letras de Blumenau e SC. Contatos de Gustavo: E-mail: gustavo@gustavosiqueira.com.br Whats: (47) 99103-3434 Instagram: @gussiqueira Face: jornalistagustavosiqueira Twitter: @gustavosiqueira

Veja também